DOUTRINAS

Afirmamos um posicionamento baseado nas Escrituras, na tradição e na sabedoria divina. As Escrituras Sagradas se comprovam por si mesmas e, sendo a essência da Verdade, requerem nossa submissão sem reservas em todas as áreas da vida.

A Palavra de Deus escrita, infalível e digna de confiança, é uma completa e unificada testemunha dos seus atos redentores, os quais culminaram na encarnação da Palavra Viva, o Senhor Jesus Cristo. A Bíblia Sagrada, inspirada unicamente pelo Espírito Santo, é a suprema e final autoridade em matéria de fé e prática.

As Escrituras Sagradas são compostas pelo Velho e pelo Novo Testamentos e devem ser interpretadas pela tradição, pela razão e pela experiência nos símbolos comumente chamados de Credo Apostólico, Credo Niceno e Credo de Santo Atanásio.

Afirmamos ainda como doutrinas substancialmente estabelecidas os Trinta e Nove Artigos de Religião, o Quadrilátero de Chicago-Lambeth, a Declaração de Baltimore e a Convocação de Chicago: Um Apelo aos Evangélicos.

Esta Comunhão conserva uma liturgia, que não deve ser imposta nem restringir a liberdade individual; adota o Livro de Oração Comum, como revisto, proposto e recomendado para uso pela Convenção Geral das Igrejas Protestantes Episcopais dos Estados Unidos da América, em 1785, e edições subseqüentes de 1928 e 1979, preservando o direito que cada congregação tem de selecionar a forma litúrgica que julgar mais conveniente. A CIEEB reserva para si a total liberdade de alterar, resumir, aumentar e retificar o LOC, quando isso contribuir para a maior edificação das pessoas, "providenciando que a substância da fé seja mantida intacta".

A Palavra de Deus, encarnada e escrita, provê a base para as seguintes doutrinas:

1. Acreditamos em um único Deus, soberano Criador e Sustentador de todas as coisas, infinitamente perfeito e eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. A ele seja a honra, a glória e a adoração para sempre!

2. Jesus Cristo, o Messias, é a Palavra Viva que se tornou carne através da miraculosa concepção pelo Espírito Santo e de seu nascimento da virgem Maria. Ele, que é Deus Verdadeiro, tornou-se Verdadeiro Homem. Suas duas naturezas estão unidas em uma Pessoa para sempre. Ele viveu uma vida sem pecado e morreu em uma cruz, oferecendo um perfeito sacrifício pelos nossos pecados, de acordo com as Escrituras. No terceiro dia, ressuscitou fisicamente dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita da Todo-poderosa Majestade nas alturas. Ele intercede por nós como nosso Sumo-sacerdote e Cabeça da Igreja. Jesus Cristo é o único Messias, o único caminho para a salvação, a única verdade e a única vida na qual as pessoas podem depositar sua confiança e obter a vida eterna.

3. O Espírito Santo veio para glorificar a Cristo e realizar a obra de salvação nos corações dos pecadores arrependidos. Ele nos convence de pecado e nos atrai para o Salvador. Jesus batiza seus discípulos no poder do Espírito Santo e os capacita com plenitude espiritual para fazer o trabalho sobrenatural do ministério em seu nome. O Espírito Santo ilumina as Escrituras Sagradas, instrui os corações dos crentes e, corporal e consensualmente, nos guia a toda verdade.

4. Estando distanciados de Deus e condenados pela queda do pecado, nossa salvação é totalmente dependente do favor e da graça imerecida de Deus. Deus credita sua retidão em favor daqueles que põem a fé em Cristo para sua salvação, justificando-os desse modo em sua santa presença. Somente aqueles que nascem do Espírito Santo e recebem Jesus Cristo, com palavras e atos de obediência, como Salvador e Senhor, tornam-se filhos de Deus, membros do corpo de Cristo e herdeiros da vida eterna.

5. A Igreja una, santa, católica e apostólica, a verdadeira Igreja, é composta de todas as pessoas que, salvas pela fé em Jesus Cristo e pela santificação do Espírito Santo, são unidas no Corpo de Cristo. A Igreja encontra sua expressão visível, ainda que imperfeita, na congregação local, na qual a Palavra de Deus é pregada em sua pureza e os sacramentos são administrados em sua integridade, a disciplina das Escrituras é praticada e um relacionamento de amor é mantido para alimentar os crentes na vida de Cristo. Para a sua plena perfeição, a Igreja espera a volta do Senhor Jesus Cristo.

6. Jesus Cristo voltará a terra - repentina, pessoal, visível e corporalmente - para julgar os vivos e os mortos e para consumar a história e o eterno plano de Deus. Nós procuramos servir a Cristo no mundo, cheios de fé, como seus embaixadores antecipando jubilosamente a sua volta.

7. A missão dos cristãos é seguir o primeiro e principal mandamento do Messias, o grande mandamento: "Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor". Nós, individual e coletivamente, somos requisitados e, portanto, escolhidos pelo nosso Deus - dedicados a amar o Senhor nosso Deus com todo o nosso coração, com toda nossa alma, com toda nossa mente e com toda nossa força. Nossa missão é demonstrar que somos cristãos, certificando nossa natureza inspirada e capacitada pelo Espírito Santo, demonstrando o gracioso amor de Deus Todo-poderoso por nós, individual e coletivamente, em palavras e atos, perseguindo os maiores e melhores interesses de nossos vizinhos, mostrando por eles a mesma preocupação que temos pelos nossos próprios interesses.

8. Assim, como nos empenhamos para atingir o exemplo do amor de Deus, também queremos cumprir a grande comissão de Jesus de Nazaré ressurreto: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28.19-20 NVI)

9. Os seres humanos não são Deus, mas foram criados à sua imagem e semelhança. A criação serve ao Criador e é sustentada por ele. Nós fomos criados para a comunhão com Deus e em castidade, de acordo com as Sagradas Escrituras. A comunhão entre Deus e os crentes é marcada por amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. O domínio próprio inclui fidelidade no casamento heterossexual, abstinência de qualquer contato homossexual e abstinência sexual fora do compromisso conjugal. Domínio próprio inclui moderação em todas as áreas que possam pôr em risco a saúde, a segurança e a reputação dos indivíduos criados à imagem de Deus. Nas áreas em que as leis humanas e as tradições parecem estar em conflito com os mandamentos de Deus, como revelados nas Escrituras, tem primazia a lealdade dos discípulos às Escrituras.

10. Declaramos que o Autor da Vida é o administrador da criação; posicionamo-nos pela preservação ambiental e pela proteção e validação da irrevogável e inerente santidade e dignidade de todas as formas da vida humana, da concepção ao túmulo. Advogamos uma firme resolução pacífica para a reconciliação de conflitos entre pessoas, grupos e nações, onde e quando isto for possível.

11. Esta Comunhão reconhece a instituição divina dos sacramentos do batismo e da ceia do Senhor, ministrados com as verdadeiras palavras usadas por Cristo e com os elementos determinados por ele.

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