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DOUTRINAS
Afirmamos um posicionamento
baseado nas Escrituras, na tradição
e na sabedoria divina. As Escrituras Sagradas se
comprovam por si mesmas e, sendo a essência
da Verdade, requerem nossa submissão sem
reservas em todas as áreas da vida.
A Palavra de Deus escrita, infalível e digna
de confiança, é uma completa e unificada
testemunha dos seus atos redentores, os quais culminaram
na encarnação da Palavra Viva, o Senhor
Jesus Cristo. A Bíblia Sagrada, inspirada
unicamente pelo Espírito Santo, é
a suprema e final autoridade em matéria de
fé e prática.
As Escrituras Sagradas são compostas pelo
Velho e pelo Novo Testamentos e devem ser interpretadas
pela tradição, pela razão e
pela experiência nos símbolos comumente
chamados de Credo Apostólico, Credo Niceno
e Credo de Santo Atanásio.
Afirmamos ainda como doutrinas substancialmente
estabelecidas os Trinta e Nove Artigos de Religião,
o Quadrilátero de Chicago-Lambeth, a Declaração
de Baltimore e a Convocação de Chicago:
Um Apelo aos Evangélicos.
Esta Comunhão conserva uma liturgia, que
não deve ser imposta nem restringir a liberdade
individual; adota o Livro de Oração
Comum, como revisto, proposto e recomendado para
uso pela Convenção Geral das Igrejas
Protestantes Episcopais dos Estados Unidos da América,
em 1785, e edições subseqüentes
de 1928 e 1979, preservando o direito que cada congregação
tem de selecionar a forma litúrgica que julgar
mais conveniente. A CIEEB reserva para si a total
liberdade de alterar, resumir, aumentar e retificar
o LOC, quando isso contribuir para a maior edificação
das pessoas, "providenciando que a substância
da fé seja mantida intacta".
A Palavra de Deus, encarnada e escrita, provê
a base para as seguintes doutrinas:
1. Acreditamos em um único Deus, soberano
Criador e Sustentador de todas as coisas, infinitamente
perfeito e eternamente existente em três pessoas:
Pai, Filho e Espírito Santo. A ele seja a
honra, a glória e a adoração
para sempre!
2. Jesus Cristo, o Messias, é a Palavra Viva
que se tornou carne através da miraculosa
concepção pelo Espírito Santo
e de seu nascimento da virgem Maria. Ele, que é
Deus Verdadeiro, tornou-se Verdadeiro Homem. Suas
duas naturezas estão unidas em uma Pessoa
para sempre. Ele viveu uma vida sem pecado e morreu
em uma cruz, oferecendo um perfeito sacrifício
pelos nossos pecados, de acordo com as Escrituras.
No terceiro dia, ressuscitou fisicamente dos mortos,
subiu ao céu e está sentado à
direita da Todo-poderosa Majestade nas alturas.
Ele intercede por nós como nosso Sumo-sacerdote
e Cabeça da Igreja. Jesus Cristo é
o único Messias, o único caminho para
a salvação, a única verdade
e a única vida na qual as pessoas podem depositar
sua confiança e obter a vida eterna.
3. O Espírito Santo veio para glorificar
a Cristo e realizar a obra de salvação
nos corações dos pecadores arrependidos.
Ele nos convence de pecado e nos atrai para o Salvador.
Jesus batiza seus discípulos no poder do
Espírito Santo e os capacita com plenitude
espiritual para fazer o trabalho sobrenatural do
ministério em seu nome. O Espírito
Santo ilumina as Escrituras Sagradas, instrui os
corações dos crentes e, corporal e
consensualmente, nos guia a toda verdade.
4. Estando distanciados de Deus e condenados pela
queda do pecado, nossa salvação é
totalmente dependente do favor e da graça
imerecida de Deus. Deus credita sua retidão
em favor daqueles que põem a fé em
Cristo para sua salvação, justificando-os
desse modo em sua santa presença. Somente
aqueles que nascem do Espírito Santo e recebem
Jesus Cristo, com palavras e atos de obediência,
como Salvador e Senhor, tornam-se filhos de Deus,
membros do corpo de Cristo e herdeiros da vida eterna.
5. A Igreja una, santa, católica e apostólica,
a verdadeira Igreja, é composta de todas
as pessoas que, salvas pela fé em Jesus Cristo
e pela santificação do Espírito
Santo, são unidas no Corpo de Cristo. A Igreja
encontra sua expressão visível, ainda
que imperfeita, na congregação local,
na qual a Palavra de Deus é pregada em sua
pureza e os sacramentos são administrados
em sua integridade, a disciplina das Escrituras
é praticada e um relacionamento de amor é
mantido para alimentar os crentes na vida de Cristo.
Para a sua plena perfeição, a Igreja
espera a volta do Senhor Jesus Cristo.
6. Jesus Cristo voltará a terra - repentina,
pessoal, visível e corporalmente - para julgar
os vivos e os mortos e para consumar a história
e o eterno plano de Deus. Nós procuramos
servir a Cristo no mundo, cheios de fé, como
seus embaixadores antecipando jubilosamente a sua
volta.
7. A missão dos cristãos é
seguir o primeiro e principal mandamento do Messias,
o grande mandamento: "Ouça, ó
Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único
Senhor". Nós, individual e coletivamente,
somos requisitados e, portanto, escolhidos pelo
nosso Deus - dedicados a amar o Senhor nosso Deus
com todo o nosso coração, com toda
nossa alma, com toda nossa mente e com toda nossa
força. Nossa missão é demonstrar
que somos cristãos, certificando nossa natureza
inspirada e capacitada pelo Espírito Santo,
demonstrando o gracioso amor de Deus Todo-poderoso
por nós, individual e coletivamente, em palavras
e atos, perseguindo os maiores e melhores interesses
de nossos vizinhos, mostrando por eles a mesma preocupação
que temos pelos nossos próprios interesses.
8. Assim, como nos empenhamos para atingir o exemplo
do amor de Deus, também queremos cumprir
a grande comissão de Jesus de Nazaré
ressurreto: "Portanto, vão e façam
discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito
Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes
ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até
o fim dos tempos". (Mateus 28.19-20 NVI)
9. Os seres humanos não são Deus,
mas foram criados à sua imagem e semelhança.
A criação serve ao Criador e é
sustentada por ele. Nós fomos criados para
a comunhão com Deus e em castidade, de acordo
com as Sagradas Escrituras. A comunhão entre
Deus e os crentes é marcada por amor, alegria,
paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio.
O domínio próprio inclui fidelidade
no casamento heterossexual, abstinência de
qualquer contato homossexual e abstinência
sexual fora do compromisso conjugal. Domínio
próprio inclui moderação em
todas as áreas que possam pôr em risco
a saúde, a segurança e a reputação
dos indivíduos criados à imagem de
Deus. Nas áreas em que as leis humanas e
as tradições parecem estar em conflito
com os mandamentos de Deus, como revelados nas Escrituras,
tem primazia a lealdade dos discípulos às
Escrituras.
10. Declaramos que o Autor da Vida é o administrador
da criação; posicionamo-nos pela preservação
ambiental e pela proteção e validação
da irrevogável e inerente santidade e dignidade
de todas as formas da vida humana, da concepção
ao túmulo. Advogamos uma firme resolução
pacífica para a reconciliação
de conflitos entre pessoas, grupos e nações,
onde e quando isto for possível.
11. Esta Comunhão reconhece a instituição
divina dos sacramentos do batismo e da ceia do Senhor,
ministrados com as verdadeiras palavras usadas por
Cristo e com os elementos determinados por ele.
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